-
Arquitetos: Arons & Gelauff architecten
- Área: 64000 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Ossip van Duivenbode, Jeroen Musch, Thomas Schlijper, Marcel van der Burg
-
Fabricantes: Feldhaus Klinker, Hibex, Koninklijke Tichelaar
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pontsteiger (‘ferrypier’) é um projeto residencial de grande escala em Amsterdã. O prédio está localizado no final de uma barragem de 200 metros que se projeta nas águas do rio IJ. O ‘Big Friendly Giant’ prenuncia o crescimento de arranha-céus em Amsterdã ao redor do rio IJ. O projeto cria não apenas um objeto icônico, mas um espaço público dentro de si.
O edifício consiste em um bloco de seis andares que envolve uma praça na orla. Duas torres esguias de 60 metros de altura na extremidade deste bloco enquadram a vista do rio. As torres sustentam uma ponte medindo 48 metros e chegando a uma altura de 90 metros. O edifício é elevado a 7 metros e assentado numa base de quatro pavilhões. Os pavilhões acomodam lobbies, restaurantes, bares e cafés. Uma marina está localizada no lado oeste. O espaço público no nível do solo fornece acesso à água e cria vistas do rio em todas as direções. Apesar de sua escala, o volume elevado do edifício possui uma presença surpreendente no local e uma aparência em constante mudança desde todas as partes da cidade.
A forma incomum foi projetada com as preferências dos moradores dos apartamentos em mente: os apartamentos mais altos são os mais procurados (vista da cobertura) ou os da base, para conectar-se com a animação da cidade. Em Pontsteiger, a parte intermediária é simplesmente minimizada. O volume é ajustado ao seu contexto; baixo onde toca na nova cidade ‘Houthavens’ (docas de madeira) e alto onde encontra a grande extensão do rio.
Sete programas residenciais totalmente diferentes foram projetados em 13 anos de trabalho. O conceito original provou ser capaz de se adaptar às forças extremas do mercado ao longo do projeto (Grande Crise Financeira e Crise Residencial Holandesa), permanecendo o mesmo em proporção e aparência. Seus 22 metros de espessura permitiam uma variedade de tipos de circulação, o que tornou possível uma mistura altamente adaptável de tipologias de plantas baixas. No projeto final, os tamanhos dos apartamentos variam entre 65m² e 410m². Pontsteiger contém 366 apartamentos, 2.000m² de área comercial e garagem com 338 vagas.
A estrutura principal é de concreto. A estrutura da ponte consiste em quatro treliças de aço de 78 toneladas com quatro travessas diagonais cada. Isolamento extra, elevadores de baixo consumo de energia, iluminação LED e máquinas de lavar com tecnologia de ponta fazem com que a demanda de energia para aquecimento e eletricidade seja a metade do que a lei de construção holandesa exige. O telhado é coberto com 2600 m2 de painéis solares e 1800 m2 de vegetação.
Nas fachadas de Pontsteiger, uma divertida grade de concreto branco-mármore é incrustada com tijolos de vidro artesanal. Os tons camaleônicos de verde e bronze criam uma fachada que muda com a luz e a hora do dia, assim como a superfície da água que circunda o edifício. Todos os tetos externos são revestidos de madeira, o que confere ao edifício um ambiente aconchegante e remete à história da localização das docas de madeira. Os pavilhões envidraçados ao redor da praça têm curvas marcantes e são construídos com resistentes estruturas de madeira.